AMOR SEM LIMITES – PARTE 6

“Houve uma tarde e uma manhã…”

Nada menos que seis vezes no primeiro capítulo do primeiro livro sagrado dos Hebreus, Deus é representado criando os dias da semana e definindo a noite como o horário em que o dia começa.

A maneira como as pessoas hoje contam o tempo não é a Tua, ó Senhor. Instintivamente, elas tendem a começar o dia com a manhã. O dia começa com a pálida luz do amanhecer. Depois, vem a alegria da aurora, o nascer do sol, o esplendor do meio-dia, o pôr do sol e as sombras da tarde, a tristeza das horas do crepúsculo e, finalmente, a tragédia tangível e os terrores da escuridão.

Contigo, ó Senhor, é muito diferente. Tu declaras que primeiro houve a noite e só então surgiu a manhã.

O Teu dia começa nas horas da tarde, na obscuridade noturna. Então, ele progride em direção à manhã, em direção à luz, em direção à incandescência da Sarça Ardente e do sol do meio-dia.

Assim é com o nosso amor. Começa sempre na obscuridade, na fraqueza, na incerteza e na ameaça. Gradualmente, progride em força rumo ao brilho do Amor sem limites.

Sem dúvida, a noite retornará mais uma vez. No entanto, um imenso abismo separa a visão de um dia que declina em direção à noite, da imagem de um dia que nasce em direção à manhã.

O que realmente importa, ó Senhor, é o significado que atribuis ao movimento que marca cada dia. Fazes um símbolo da ordem que ele segue, da escuridão para a luz. Desde o início da Criação, dirigiste a evolução do tempo em direção à Tua própria plenitude luminosa. Guias-nos em direção à Manhã.

Ó Senhor, concede-me ser mais consciente do movimento inerente aos meus dias. Apesar das obscuridades que podem escurecer cada momento, concede-me uma intuição e um movimento incessante em direção ao nascer do Sol do Amor. Abre de par em par a porta da minha esperança para o Dia do Teu Reino que se aproxima, um Dia que não conhecerá a noite.

Orvalho da Manhã

“Meu filho”, diz Deus, “quero que você se sinta em comunhão com o Meu esplêndido universo, com suas aspirações incertas, suas ações de graças não expressas. Quero acima de tudo, especialmente nos momentos em que você busca se tornar um com o Amor ilimitado, que seja perfeitamente humilde.

Você já viu o orvalho da manhã com frequência. Ele deposita joias brilhantes nas folhas e na grama, pouco antes do nascer do sol. O orvalho é abundante onde a terra é humilde e aberta, quando o tempo está claro e reina uma calma perfeita. Cada gota iridescente reproduz as cores do arco-íris. Por menor que seja, reflete as cores elementares do universo.

Meu filho, torne-se você mesmo esta pequena gota de orvalho, nascida em um terreno de suave ternura, como o sol nasce em um coração repleto de amor. Torne-se esta gota que, em toda a sua pequenez, mas tão bem quanto possível, reflete a beleza do mundo.

Então, permita-se ser absorvido pela luz e pelo calor do sol. Pois é a sol que produz gotas de orvalho.

Desde a manhã, ó Senhor…

Esta manhã, ó Senhor do Amor, que a minha primeira palavra se eleve a Ti, para bendizer o Teu Santo Nome!

Creio, sinto, neste início de dia, que a Tua abundante Bondade desce sobre tudo o que existe. A fonte do Amor continua a jorrar, mesmo quando parece que não encontramos nada ao nosso redor além do mal e do sofrimento. Visivelmente ou em segredo, Tu nunca Te cansas de ajudar, de amar. Hoje, mais uma vez, lutarás por nós.

Aguardamos de Ti, ó Senhor, a graça de que necessitamos para este dia. Juntamente com o pão material, dá-nos o alimento celestial, o trigo puro do Teu Amor inesgotável, a verdadeira substância da nossa vida. Com plena confiança, nós, pessoas de pouca fé, entregamos em Tuas mãos as nossas dificuldades práticas, as nossas dores, os nossos medos.

Não temos outro auxílio além do Teu Amor. Fora desse Amor, não temos outra esperança. Que ele guie os nossos passos ao longo deste dia, como uma coluna de luz que penetra a aparente escuridão!

Ó Senhor, em tudo o que nos vem de Ti, percebemos a Tua vida entregue, sacrificada. Aquele que é Amor Salvador dignou-se a sofrer por nós, quis morrer por nós. Concede-me compartilhar o Seu desejo de dar aos outros a vida que recebi.

Ó Senhor, que as ações purificadoras do Salvador que é Amor purifiquem a minha alma dos meus muitos pecados! Une em torno do Teu Amor e no Teu Amor aqueles que Te conhecem, aqueles que Te buscam sem Te conhecer e aqueles que Tu mesmo buscas. Ansiamos por estar con´Tigo… Leva-nos!


Arquimandrita Lev (Gillet)
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

5 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes