A QUIETUDE ENQUANTO PRÉ-REQUISITO À AÇÃO SOCIAL

Muitas vezes, erroneamente, penso que meu esforço principal deve ser direcionado à atividade social por meio de algum tipo de serviço à sociedade, quando minha tarefa mais importante é algo bem diferente.

Santo Isaac, o Sírio, diz: Não comparem aqueles que realizam sinais, maravilhas e grandes feitos no mundo com aqueles que praticam a quietude e o conhecimento. Amem a ociosidade da quietude acima de prover para os famintos do mundo e a conversão de uma multidão de pagãos à adoração de Deus.

Ele nos aconselha a dar maior ênfase à quietude interior do que a uma vida externa ativa. Quantos de nós esticamos tanto nossas vidas que ficamos estressados ​​tentando equilibrar as obrigações familiares e sociais? O resultado é que vivemos em estresse e nossas mentes estão constantemente distraídas pela infinidade de nossas atividades. Nesse tipo de vida, onde fica o lugar para a comunhão com Deus? É por isso que Santo Isaac dá tanta prioridade à quietude. Ela vem antes e acima de prover para os famintos e da conversão de pagãos a Deus.

Ele continua: É melhor para você libertar-se das amarras do pecado do que libertar escravos da escravidão. É melhor fazer as pazes com a sua alma, fazendo reinar a concórdia sobre a trindade dentro de você (refiro-me ao corpo, à alma e ao espírito), do que, por meio do seu ensino, trazer paz entre homens em desacordo.

Se não trabalharmos primeiramente na purificação da nossa alma, nunca teremos a paz de espírito para conhecer a Deus e conhecer verdadeiramente a Sua vontade para nós. Se nos concentrarmos apenas em libertar escravos, em desfazer alguma outra violação dos direitos humanos básicos, e tivermos pecado em nossos corações, nossos esforços serão em vão. É somente com paz na alma, harmonia entre corpo, alma e espírito, que podemos agir com o amor que Deus deseja para nós.

Ele continua citando São Gregório, o Teólogo: Pois como diz Gregório, o Teólogo: “É bom falar sobre as coisas de Deus por amor a Deus, mas é melhor para o homem purificar-se para Deus” (Orações 3, Sobre o Voo, 12).

Todos esses esforços que consideramos necessários para livrar o mundo do mal são bons, mas há algo melhor. Devemos purificar nosso ser interior, purificar nossa alma, para que possamos participar da união divina com Deus. Assim, nos tornaremos o tipo de servos de Deus que Ele nos destinou a ser. Dessa forma, receberemos Sua graça salvadora.

Santo Isaac continua ainda: Ame a simplicidade da fala aliada ao conhecimento da experiência interior mais do que jorrar rios de instrução da acuidade do seu intelecto e de um depósito de boatos e escritos. É mais proveitoso para você dedicar-se a despertar, por meio de suas cogitações a respeito de Deus, a morte da sua alma causada pelas paixões, do que ressuscitar os mortos.

Não é a elegância da nossa fala que importa, mas o conhecimento que podemos obter de uma experiência interior com Deus. Os Padres da Igreja nos dizem que é daí que vem a verdadeira sabedoria. Muitas vezes, nossa própria astúcia soa bem, nossos projetos para fazer o bem são bem-intencionados, mas, no fim, espalham ideias que desviam os outros ou causam ainda mais discórdia. É melhor, como nos diz Santo Isaac, unir nossas mentes à contemplação do Reino de Deus, praticar o silêncio. Isso é ainda melhor do que “ressuscitar os mortos”.

Peço a mim mesmo que me inspire nesta pequena pérola de sabedoria de um grande Santo da nossa Igreja, para que ela me guie, ajudando-me a concentrar-me em alcançar a quietude na minha mente e no meu coração, com um foco constante em Deus, buscando a Sua instrução. Que ela me ajude a deixar de lado minhas próprias noções egocêntricas, que provêm da minha atividade intelectual e das boas obras sociais que eu mesmo forjo. Que minhas ações brotem naturalmente de uma alma purificada e de uma vontade unida à vontade de Deus. Que eu aprenda a praticar o silêncio.


Diácono Charles Joiner
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

8 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes