UM TESOURO DO ESPÍRITO SANTO

SERMÃO NA FESTA DE SÃO TEÓFANO, O RECLUSO

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Chamamos São Teófano, cuja memória comemoramos hoje, de “recluso”. De fato, ele passou uma parte significativa de sua vida em reclusão, sem contato humano. Ao mesmo tempo, ele próprio costumava dizer que o motivo de seu isolamento não era ascético, e que não se isolava pelas mesmas razões que os santos da antiguidade — por exemplo, os padres do Monastério das Cavernas de Kiev. Por que São Teófano se isolou, então? Para que nada o distraísse da escrita de livros litúrgicos, da composição das obras que ainda usamos hoje.

De fato, se São Teófano tivesse continuado seu ministério como um bispo comum da Igreja Ortodoxa Russa daquela época, provavelmente não teria se destacado de forma especial. Na verdade, ainda nos lembramos de seu nome precisamente graças ao que ele escreveu durante o período de seu retiro espiritual. Suas obras, “O Que É a Vida Espiritual e Como Sintonizar-se com Ela”, “O Caminho da Salvação”, comentários aos Salmos e às Epístolas foram o fruto de sua vida em reclusão, e São Teófano as legou a nós.

E a esse respeito, gostaria de dizer algo sobre a leitura das obras patrísticas. Hoje, cada um de nós tem diante de si um vasto tesouro de sabedoria patrística. Mesmo a geração anterior — as pessoas que viveram no século XX — não teve a oportunidade de utilizar obras patrísticas em tal quantidade. Na União Soviética, era muito difícil obter até mesmo as Sagradas Escrituras, quanto mais os Padres da Igreja! E agora podemos ler tanto as Sagradas Escrituras quanto as obras patrísticas com muita facilidade. E nem precisamos pegar um livro para isso — podemos encontrar tudo isso em nossos celulares. Mas naquela época, quando esses livros eram escassos, as pessoas muitas vezes os valorizavam muito mais do que nós hoje. Sabemos como, em tempos de perseguição, os fiéis soviéticos conseguiam reescrever um dos Evangelhos ou algum livro patrístico que caísse em suas mãos da noite para o dia. As pessoas tinham consciência de que, de outra forma, jamais seriam capazes de ler e utilizar essa literatura.

E agora todo o tesouro do Espírito Santo está aberto diante de nós, e a única questão é se o utilizaremos ou não. Afinal, tudo o que os Santos Padres, incluindo São Teófano, o Recluso, escreveram é fruto de sua vida no Espírito Santo. Foi precisamente por isso que São Teófano se retirou para viver uma vida solitária e celebrar a Divina Liturgia diariamente — para que pudesse escrever suas obras não apenas a partir da reflexão humana (mesmo que muito sábia), mas a partir do Espírito Santo. E, iluminado pelo Espírito Santo, ele nos deixou seus comentários, suas instruções sobre como devemos trabalhar nossa salvação. Da mesma forma, outros Padres da Igreja, iluminados por Deus, também escreveram suas obras.

E se quisermos ser salvos, ser iluminados pelo Espírito Santo, então a leitura dessas obras é necessária. E os escritos de São Teófano aqui podem ser os mais fáceis de ler, pelo menos no início, porque muito do que ele escreveu se destina a pessoas que estão começando a viver uma vida espiritual. Notavelmente, seus escritos são dirigidos a todos — não apenas àqueles que vivem em monastérios. Sua obra, “O Que É a Vida Espiritual e Como Sintonizar-se com Ela”, apresenta a vida espiritual de forma muito clara, simples e ordenada, tornando-a acessível a todos.

Que este dia, festa de São Teófano, o Recluso, nos encoraje mais uma vez a ler as obras dos Santos Padres, a sermos iluminados por elas e a aprendermos, por meio delas, como viver no Espírito Santo. E que Deus nos conceda que, pelas orações de São Teófano, o Recluso, iluminados por seu legado e pelos legados de outros santos, não sejamos privados do Reino dos Céus. Amém.


Hieromonge Atanásio (Deryugin)
tradução de monja Rebeca (Pereira)


Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

7 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes