Os Doze Dias de Natal são uma parte frequentemente mal compreendida do ano litúrgico entre os cristãos que não fazem parte de uma tradição litúrgica ativa. Ao contrário da crença popular, estes não são os doze dias que antecedem o Natal, mas sim os doze dias entre o Natal e a Epifania. Ao começarmos com o Nascimento de Cristo e terminarmos com o Seu batismo, participamos da realidade de que, pelo nascimento de Jesus, a Sua encarnação na carne, a porta para a união com Deus é aberta; “O Filho de Deus Se fez homem para que o homem se tornasse deus” (Santo Atanásio), e que a nossa participação n’Ele, isto é, a nossa aceitação do Seu convite para participar do divino, é recebida pelo batismo na Igreja, o Seu Corpo. Ao celebrarmos o Natal durante os doze dias entre o Nascimento e a Epifania, lembramos também que a nossa salvação é um processo, pois partimos do Seu convite (Nascimento) para a nossa aceitação (Epifania/batismo) e para além dele.

Existem muitas maneiras, algumas simples, outras elaboradas, pelas quais podemos tornar os Doze Dias de Natal reais em nossos lares. Podemos prolongar a época como um tempo de festividade e de cultivo de uma vida centrada em Cristo para nossos filhos, nossos amigos e para nós mesmos. Em tempos mais simples, o tema desta época era a hospitalidade sem restrições. As pessoas tiraram um tempo para estar com seus amigos e familiares, simplesmente para desfrutar e se deleitar na luz e na alegria do nascimento de Cristo e de Sua revelação como Filho de Deus, o Salvador da humanidade. Nós também podemos fazer esse esforço de várias maneiras.

Talvez um bom ponto de partida seja uma tradição simples em nossas próprias casas, que nos mantenha focados e com espírito festivo. Sente-se com amigos ou familiares todas as noites e escreva alguns (ou mais) cartões de Natal. Troque um pequeno presente ou faça uma boa ação a cada dia até a Epifania. Ou faça um esforço para abrir sua casa para a hospitalidade, no espírito de receber o Menino Jesus.

Na Grécia, uma fogueira ou um tronco fumegante é mantido aceso por doze dias para afastar os espíritos malignos, até que as bênçãos da Epifania selem a santidade do novo ano. Na Irlanda, os jovens cantam de casa em casa todas as noites, incentivando outros jovens a se juntarem a eles até que uma casa final os acolha a todos. Em alguns países, há uma refeição especial todas as noites, enquanto outros se concentram na abundância de velas que simbolizam que sua casa está “aberta” para receber José, Maria e Jesus. Uma tradição é manter tochas acesas o dia todo e, à noite, juntá-las em uma fogueira ao redor da qual todos se reúnem para beber e comer. Os eslavos enfatizam a sauna ou os banhos quentes como um momento diário de “purificação da alma” e convívio saudável. Outros distribuem as tarefas de limpeza da casa (terminando com um doce) ao longo dos doze dias, em preparação para as bênçãos da casa na Epifania. A Epifania também é lembrada como o dia em que os Três Reis Magos chegaram à gruta e encontraram o Menino Jesus. Nesse contexto, os temas giram em torno da realeza, da nobreza e da jornada. Algumas pessoas montam o presépio com os Reis Magos ao longe e pedem às crianças que os aproximem um pouco mais a cada dia até a Epifania. A maioria das tradições para este período gira em torno da hospitalidade e da amizade, da luz, da troca de presentes, da prática de boas ações e da bondade em geral para dar as boas-vindas ao novo ano.

Independentemente do tema, escolher algo e dedicar um tempo a isso em cada um dos dias entre o Natal e a Epifania pode ser uma boa maneira de santificar o lar e preparar o coração para exercícios de piedade ao longo do ano que se inicia. E isso é melhor do que qualquer resolução de Ano Novo!

A Canção

A popular canção “Os Doze Dias de Natal” é geralmente vista como uma simples canção infantil sem sentido. No entanto, muitos acreditam que se trata de uma canção de instrução cristã com referências implícitas aos ensinamentos básicos da fé. É um recurso de memorização para ensinar o catecismo básico às crianças. O “amor verdadeiro” mencionado na canção não se refere a um pretendente terreno, mas sim ao próprio Deus. O “eu” que recebe os presentes se refere a toda pessoa batizada que faz parte da fé cristã. Cada um dos “dias” representa algum aspecto da fé cristã que era importante para as crianças aprenderem.

No primeiro dia de Natal, meu verdadeiro amor me deu…

Uma Perdiz numa Pereira: A perdiz numa pereira é Jesus Cristo, o Filho de Deus, Cujo aniversário celebramos em 25 de dezembro/07 de janeiro, o primeiro dia de Natal. Na canção, Cristo é simbolicamente apresentado como uma mãe perdiz que finge estar ferida para afastar predadores de seus filhotes indefesos, relembrando a expressão de tristeza de Cristo pelo destino de Jerusalém: “Jerusalém! Jerusalém! Quantas vezes eu quis protegê-la debaixo das minhas asas, como a galinha protege seus pintinhos, mas vocês não quiseram…” (Lucas 13:34)

Duas Rolas: O Antigo e o Novo Testamento, que juntos testemunham a auto-revelação de Deus na história e a criação de um povo para contar a História de Deus ao mundo.

Três Galinhas Francesas: As Três Virtudes Teologais: 1) Fé, 2) Esperança e 3) Amor (1 Coríntios 13:13)

Quatro Pássaros Cantando: Os quatro Evangelhos: 1) Mateus, 2) Marcos, 3) Lucas e 4) João, que proclamam as Boas Novas da reconciliação do mundo com Deus em Jesus Cristo.

Cinco Anéis de Ouro: Os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, conhecidos como Torá ou Pentateuco: 1) Gênesis, 2) Êxodo, 3) Levítico, 4) Números e 5) Deuteronômio, que narram a história da falha pecaminosa da humanidade e a resposta de graça de Deus na criação de um povo para ser luz para o mundo.

Seis Gansos Botando Pinhas: Os seis dias da criação que confessam Deus como Criador e Sustentador do mundo (Gênesis 1).

Sete cisnes nadando: Os sete dons do Espírito Santo: 1) profecia, 2) ministério, 3) ensino, 4) exortação, 5) generosidade, 6) liderança e 7) compaixão (Romanos 12:6-8; cf. 1 Coríntios 12:8-11)

Oito Servas Ordenhando: As oito Bem-aventuranças: 1) Bem-aventurados os pobres de espírito, 2) os que choram, 3) os mansos, 4) os que têm fome e sede de justiça, 5) os misericordiosos, 6) os puros de coração, 7) os pacificadores, os que são perseguidos por causa da justiça. (Mateus 5:3-10)

Nove Damas Dançando: Os nove Frutos do Espírito Santo: 1) amor, 2) alegria, 3) paz, 4) paciência, 5) bondade, 6) generosidade, 7) fidelidade, mansidão e 9) domínio próprio. (Gálatas 5:22)

Dez Senhores Saltando: Os dez mandamentos: 1) Não terás outros deuses além de mim; 2) Não farás para ti imagem esculpida; 3) Não tomarás o Nome de Deus em vão; 4) Lembra-te do dia de sábado; 5) Honra teu pai e tua mãe; 6) Não matarás; 7) Não cometerás adultério; 8) Não furtarás; 9) Não dirás falso testemunho; 10) Não cobiçarás. (Êxodo 20:1-17)

Onze gaitistas tocando: Os onze apóstolos fiéis: 1) Simão Pedro, 2) André, 3) Tiago, 4) João, 5) Filipe, 6) Bartolomeu, 7) Mateus, Tomé, 8) Tiago, filho de Alfeu, 9) Simão, o Zelote, 10) Judas, filho de Tiago. (Lucas 6:14-16).

Doze Tambores Tocando: Os doze pontos de doutrina no Credo dos Apóstolos: 1) Creio em um só Deus Pai Onipotente, criador do céu e da terra. 2) Creio em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor. 3) Ele foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria. 4) Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos. 5) Ao terceiro dia ressuscitou. Subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai 6) Há de vir a julgar os vivos e os mortos. 7) Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, 9) na comunhão dos santos, 10) na remissão dos pecados, 11) na ressurreição da carne, 12) e na vida eterna.


Sacerdote Thaddaeus Hardenbrook
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

5 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes