O PARADOXO DA VIDA ESPIRITUAL

“Bem-aventurados os perseguidos”

A qualidade de nossa vida espiritual é medida pelo grau em que ela se conforma à mensagem evangélica das Bem-aventuranças. As palavras do Senhor: “Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa” (Mateus 5:11), revelam que a verdadeira causa das perseguições que sofremos é a aceitação de Suas palavras, a adesão à Sua vontade em nossas vidas.

Essa maneira de pensar, como a dos mártires, pertence àqueles que amam a Deus e O fizeram o centro de suas vidas, àqueles que desejam crucificar seu próprio raciocínio e unir sua vontade à vontade d´Ele.

Para a lógica do mundo, tal estado é considerado um absurdo. Que pessoa “racional” pode aceitar acusações e perseguições “em nome da justiça de Deus” como uma bênção? “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo” (1 Coríntios 1:18). Tudo o que contradiz ou se opõe à “felicidade” do homem moderno torna-se um obstáculo, perturbando-o e inquietando-o.

A Cultura da Pessoa “Feliz”

Hoje, reina a cultura da pessoa “feliz”. Somos os “abençoados” de uma vida confortável! Contudo, para aqueles que ousam seguir a Cristo conscientemente, cada provação se transforma em salvação, a cruz se transforma em poder e alegria, “e para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Coríntios 1:18).

Toda a experiência da nossa Igreja testemunha que o caminho para a santidade passa por tentações, provações, perseguições, zombarias e dificuldades. Todos os santos sofreram diversas provações e aflições. As palavras de Santo Antônio, o Grande, são tão verdadeiras hoje como serão até o fim dos tempos:

“Ninguém pode entrar no Reino dos Céus sem ser tentado. Se eliminarmos as tentações da nossa vida, ninguém poderá ser salvo. O mais importante para uma pessoa é assumir a responsabilidade pelos seus atos perante Deus e aguardar as tentações até o último suspiro” (Os Ditos dos Padres do Deserto).

O Paradoxo da Vida Espiritual

Quando Abba João, o Anão, contou a Abba Poemen que havia alcançado tamanha paz de espírito que não mais sentia tentações, o sábio e experiente ancião o aconselhou:

“Reze a Deus, irmão, para que Ele te devolva a luta espiritual, a contrição do coração e a humildade que você tinha antes, pois a alma cresce somente através da batalha contra as tentações.”

Eis o paradoxo da vida espiritual: o que o mundo rejeita como dor e humilhação é recebido pela pessoa espiritual como uma bênção! A vida espiritual transcende e subverte a lógica secular do mundo. A palavra de Cristo é revolucionária!

O raciocínio mundano diz: “Devo derrotá-lo para que eu seja o mais forte”. Mas na vida espiritual, o raciocínio é: “É melhor que eu perca, para que você possa viver”. Quando a lógica mundana governa nossa vida, buscamos nos proteger do outro para nos sentirmos fortes contra ele. A “transformação” espiritual (metanoia), no entanto, nos chama a morrer para nós mesmos por amor a Cristo e a aceitar o sofrimento para a transformação, para a vida do outro; para que nosso sofrimento se torne o desejo e a força para a vida do outro.

Vencemos quando depomos nossas armas. Vencemos quando derrubamos nossos próprios muros, quando abraçamos esse modo de vida. A única coisa que pode realmente nos fortalecer é a descoberta de Deus dentro de nós.

Trecho do livro “As Bem-Aventuranças, a Resposta de Deus ao Mundo”, do Arquimandrita Barnabé (Iangos)
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

17 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes