MADRE SILUANA SOBRE A ALEGRIA QUE NINGUÉM NOS TIRARÁ

O Senhor nos ensinará tudo.
E que paz, que alegria, sentir-se amada do jeito que você é!


1) Prometi a mim mesma que não escreveria mais, pois suspeito, sinto que você está sobrecarregada de mensagens, mas não consigo suportar não escrever. Me perdoe!

Deus sempre esteve perto de mim com Seu grande amor, Sua misericórdia e Seu cuidado… Não tenho palavras para descrever isso.

Como posso agradecê-Lo por Sua presença tão próxima, mesmo eu, um ser pequeno e impotente, tendo vivido com pecados, paixões e um orgulho inútil?

Como posso começar uma nova fase para esta nova versão de mim que, pela misericórdia de Deus, está tentando emergir de algum lugar dentro de mim? E eu não sei como.

Agradeço do fundo do meu coração por tudo o que você faz. Leio as respostas que você dá aos outros e sinto que elas também são para mim, e às vezes me emociono.

Desejo-lhe muita saúde e tudo de bom!

Obrigada!
Carmen

Minha querida Carmen,

O novo começo é a aceitação do “velho homem” tal como ele é. Encará-lo com o “realismo espiritual” de que fala o Padre Rafail Noica!

Leve tudo o que dói em ti e apresente ao Senhor, confiando que Ele é o Médico. Leve tudo aquilo com que as pessoas ao teu redor te repreendem e escolha cuidadosamente o que é real nessa mensagem, e apresente ao Senhor, pedindo-Lhe que te cure!

Então, aceite cada pequeno fio de dor como um fio de ouro que te conduz ao Senhor! Tua dor, contada ao Senhor e não descarregada nos outros, te ensinará a oração pura e a ousadia diante d´Ele!

E aprenda a ouvir o amor do Senhor no fundo de tua alma! Pare de acusar, pare de julgar, pare de se comparar com os outros, aceite-se como és, mostra-te ao Senhor e ouça como Ele te ama! Cada batida de teu coração é uma declaração de Seu amor!

Coragem!

Com amor e muita esperança,
M. Siluana

***

2) Madre Siluana,

Basta ter consciência do “mal” em mim, desmascará-lo, aceitá-lo e bendizer a Deus? Toda vez que eu sentir um pensamento maligno ou me der conta de algo maligno em mim, preciso invocar a ajuda de Deus, certo? Admitindo que nada posso alcançar sem Ele. E com fé e paciência, acreditando que tudo acontecerá segundo a Sua vontade. E assim que alguma “maldade” surgir, devo invocar a Deus para que Ele purifique e cure minha ferida, certo?

M.

Sim, minha querida filha, sim!

É que desmascarar e nomear o mal em nós não é algo trivial! É coragem e honestidade! É o objetivo de toda a ascese ortodoxa! E desistir do esforço de nos tornarmos bons por nós mesmos é humildade! Invocar a Deus e abençoar são a essência da obediência a Deus, que é a única capaz de produzir uma verdadeira mudança em nós – e não somos nós que a conquistamos, Ele o faz. E você deve saber que o propósito da nossa vida não é sermos bons, mas estarmos com Deus em nós para que a Vida d´Ele se torne também a nossa vida! Nem sequer sabemos o que significa “bom”! Temos apenas “gostos” – e eles estão sempre mudando!

Mas estando com o Senhor, sempre aprenderemos a lição para a nossa vida: a Alegria que não nos será tirada! Ele nos ensinará tudo. E que paz, querida filha, que alegria, sentir-se amado do jeito que você é! E receber a força para amar os outros sem “pretensões”. Esse tipo de amor dá vida e renova tudo!

Com muito amor e grande esperança,
M. Siluana

tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

9 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes