ENTREVISTA COM O SACERDOTE NICOLAU MACHADO – PARTE 2

4) Na sua opinião, quais são os maiores desafios que os buscadores provenientes do Catolicismo Romano e do Protestantismo enfrentam ao se aproximarem da vivência litúrgica e comunitária da Igreja Ortodoxa?

Na América Latina como um todo, percebo que os buscadores, principalmente os mais jovens, tem forte apegos as crenças e doutrina heterodoxas. Não todos, mas muitos deles se aproximam da Fé Ortodoxa buscando um eixo comum as doutrinas heterodoxas. Isso cria alguns problemas, pois ele apoiam-se mais em persuasão, apologética, retórica, sistemática, filosofia antiga e medieval que a busca do coração. Aprendi de uma piedosa sérvia que Ortodoxia é coração. E Deus sabe o quão esta verdade mudou ainda mais meu interior. Esse é um dado interior. O dado exterior é a distância. A Igreja Ortodoxa ainda não é estabelecida em todas as cidades brasileiras. Para alguns isso é um obstáculo, uma dificuldade. Mas para outros, como aconteceu comigo em início de conversão, pode se transformar em uma oportunidade de aventura e digo uma grande aventura de fé que vai culminar em labor apostólico. Há comunidades ortodoxas que usam os idiomas ou língua litúrgica nas Divinas Liturgias, pode ser uma dificuldade. Mas é interessante que o bem-aventurado Hieromonge Serafim (Rose), vindo de matriz protestante e vivente de religiões orientais, ao entrar pela primeira vez em um templo ortodoxo, conhecer a Divina Liturgia, mesmo toda em antigo eslavônico, sentiu-se em casa ainda que nada entendeu quanto a linguagem. O aroma do incenso, os ícones, os paramentos, a piedade do povo, tudo isso comunicou verdade e amor a ele. E foi assim que nasceu o gigante Hieromonge Serafim (Rose)!

Penso que propósito, organização financeira e de tempo, o contato com uma comunidade paroquial e com reitor (sacerdote), abertura para aprender, compreender que é necessário conversão a Fé Ortodoxa e não um viver sincretismo religioso, compromisso mensal ou semanal, lealdade e obediência a Cristo, são requisitos para se vencer os obstáculos e fazer parte da membresia da Igreja, tornar-se filho do Pai, co-herdeiro com Cristo, vaso do Espírito Santo.


5) Existem aqueles jovens que se descolam de jurisdição para jurisdição, paróquia para paróquia, confessor para confessor. Poderia nos dar conselhos em como evitar tal prática e servir a comunidade em que o Senhor nos insere?

Meu conselho é uma frase que ouvi ainda muito jovem: “busque florescer onde Deus te plantou”. Escolher uma condição de não criar raízes pode trazer falta de maturidade espiritual e de crescimento na fé.


6) De onde a escolha do santo patrono?  Tanto a Santa Neomártir Elisabete como a Família mártir dos Romanov tiveram forte influência na construção de templos ortodoxos na América do Sul. Existe alguma veneração particular dirigida a estes mártires em vossa comunidade?

Muito boa e oportuna pergunta! Quando estávamos sob a jurisdição do Patriarcado Sérvio, a paróquia tinha por patronos os Santos Apóstolos e Corifeus Pedro e Paulo. Com o desligamento da paróquia sérvia, tivemos de escolher novo patrono sob a jurisdição da Igreja da Polônia. Já havia no nordeste brasileiro uma paróquia dedicada a São Pedro e São Paulo. Um dos fiéis ganhou há alguns anos atrás uma relíquia da Santa Neomártir Elisabete. Um sacerdote ortodoxo dos E.U.A. o presenteou. Trata-se de um pequenino pedaço do osso de um de seus braços. Ao escolher o patrono, a presença desta relíquia, foi determinante para que Deus nos mostrasse que nosso patrono deveria ser a Santa Neomártir Elisabete. Foi unânime a época, não tivemos dúvida. Eu aconselho os fiéis mais novos e catecúmenos a sempre venerar sua relíquia. Eu pessoalmente tenho pedido uma grande graça a ela, mas ainda não fui atendido. Mas sei que serei atendido, continuo com fé. Todos os anos celebramos a festa patronal deixando o templo belamente enfeitado.


7) Ousamos pedir alguns conselhos e sugestões aqueles que estão se aproximando da Ortodoxia no Brasil.

Não se deixem intimidar pelas distâncias nem pelos obstáculos. Confiem em Cristo, não tenham medo! O Senhor Jesus Cristo cuidará de tudo, Ele nos ajudará se com amor, compromisso e obediência a Sua Palavra estivermos. Estejam decidimos a uma aventura espiritual, a trilhar uma nova jornada de fé. Espelhem-se na vida dos santos, dêem um salto de fé e se coloquem-se sempre sob os cuidados, o auxílio e a proteção da Mãe Theotokos. E que o Deus da paz, que supera toda a nossa compreensão, guarde os nossos corações e nossas mentes em Jesus Cristo. Que o Senhor os abençoe!


Padre Nicolau Machado é Sacerdote da Paróquia Ortodoxa Polonesa da Santa Neomártir Elisabete da Rússia em Valinhos (SP).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

58 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes