BUSCAR A PAZ EM TODOS OS LUGARES

Muitas vezes me lembro da história da Irmã J. … Certa vez, ela se reuniu com um grupo organizado de peregrinos e reclamou, dizendo: “Não aguento mais! As pessoas são tão cruéis umas com as outras!”. Ela continuou dizendo que ia procurar outro emprego. Eu a aconselhei a não fazer isso, pois havia poucos empregos e um alto nível de desemprego. Disse a ela para parar com a guerra que estava travando com seus colegas. “Mas eu não estou brigando com ninguém!”, disse ela. Expliquei que, embora ela não estivesse brigando fisicamente com eles, estava travando uma guerra com seus colegas em pensamento, por estar insatisfeita com sua posição.

Ela argumentou que [isto é, sua situação de trabalho] estava além da resistência de qualquer pessoa. ‘Claro que está’, eu lhe disse, ‘mas você não pode fazer isso sozinha. Você precisa da ajuda de Deus. Ninguém sabe se você está orando ou não enquanto está trabalhando. Então, quando começarem a ofendê-la, não retribua as ofensas — nem com palavras, nem com pensamentos negativos. Tente não ofendê-los nem mesmo em seus pensamentos; ore a Deus para que Ele lhes envie um anjo da paz. Peça também que Ele não Se esqueça de você. Você não conseguirá fazer isso imediatamente. No entanto, se você sempre orar assim, verá como as coisas mudarão com o tempo e como as pessoas também mudarão. Na verdade, você também vai mudar.’ Naquela época, eu não sabia se ela seguiria meu conselho. Isso aconteceu no Monastério de Tumane em 1980.

Em 1981, fui enviado para o Monastério de Vitovnitsa. Eu estava debaixo do marmeleiro quando notei um grupo de peregrinos que havia chegado. Ela estava no grupo e veio até mim para receber uma bênção. E foi isso que ela me disse: ‘Padre, eu não fazia ideia de que as pessoas eram tão boas.’ Perguntei se ela estava se referindo aos seus colegas de trabalho, e ela disse que sim. ‘Eles mudaram tanto, Padre, é inacreditável! Ninguém me ofende mais, e eu também consigo ver a mudança em mim mesma.’

Se houvesse apenas uma pessoa assim em cada empresa, fábrica ou escritório! Esse seria o caminho para a paz. Basta uma pessoa, que esteja conectada a Deus em oração; e teremos paz em todos os lugares — na família, no trabalho, no governo e em todos os lugares. É na presença de tal pessoa que somos libertados de pensamentos sombrios e pesados.



Ancião Tadeu de Vitovnitsa
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

12 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes