Apresentação Da Mãe De Deus No Templo
Introdução
A Festa da Apresentação no Templo da Mãe de Deus e da Sempre Virgem Maria é celebrada em 21 de novembro/04 de dezembro de cada ano. A Festa comemora a entrada da Virgem Maria no Templo em Jerusalém, ainda criança.
História do Protevangelho de Tiago
Segundo a Santa Tradição, a Apresentação da Santíssima Theotokos no Templo ocorre da seguinte maneira. Os pais da Virgem Maria, os Santos Joaquim e Ana, orando pelo fim da esterilidade, juraram que, se lhes nascesse um filho, o dedicariam ao serviço de Deus.
Depois de nossa Senhor ter completado 3 anos de idade, seus pais – os santos antepassados, Joaquim e Ana – decidem cumprir seu voto. Reunem seus parentes e conhecidos e vestem a Virgem Puríssima com Suas melhores roupas. Cantando cânticos sagrados e com velas acesas nas mãos, as virgens A escoltaram até o Templo (Sl 44/45:14-15). Lá, o Sumo Sacerdote e vários sacerdotes encontraram a serva de Deus. No Templo, quinze degraus altos levavam ao santuário, no qual somente os sacerdotes e o Sumo Sacerdote podiam entrar. (Como recitavam um Salmo em cada degrau, os Salmos 119/120-133/134 são chamados de “Salmos dos Degraus”.) A menina Maria, ao que parecia, não conseguiria subir aquela escada. Mas assim que a colocaram no primeiro degrau, fortalecida pelo poder de Deus, Ela rapidamente sobe os degraus restantes e ascende ao mais alto.
Então, o Sumo Sacerdote, por inspiração do alto, condu-La ao Santo dos Santos, onde somente o Sumo Sacerdote entrava uma vez por ano para oferecer um sacrifício purificador de sangue. Assim, todos os presentes no Templo ficam atônitos com este acontecimento tão incomum.
Após confiarem seu filho ao Pai Celestial, Joaquim e Ana retornam para casa. A Santíssima Virgem permanece nos aposentos para virgens perto do Templo. De acordo com o testemunho da Sagrada Escritura (Êxodo 38; 1 Reis 1:28; Lucas 2:37) e também do historiador Josefo Flávio, havia muitos aposentos ao redor do Templo, nos quais residiam aqueles que se dedicavam ao serviço de Deus.
A vida terrena da Santíssima Theotokos, desde Sua infância até Sua Dormição, é envolta em profundo mistério. Sua vida no Templo de Jerusalém também era um segredo. “Se alguém me perguntasse”, disse São Jerônimo, “como a Santíssima Virgem passou o tempo de Sua juventude, eu responderia que isso é do conhecimento do próprio Deus e do Arcanjo Gabriel, Seu guardião constante”.
Mas há relatos na Tradição da Igreja de que, durante a permanência da Virgem Puríssima no Templo, Ela cresceu em uma comunidade de virgens piedosas, lia diligentemente as Sagradas Escrituras, dedicava-se ao artesanato, orava constantemente e crescia em amor a Deus. Desde os tempos antigos, a Igreja celebra a Festa da Apresentação da Santíssima Theotokos ao Templo. Indícios de que a Festa era observada nos primeiros séculos do Cristianismo são encontrados nas tradições dos cristãos palestinos, que dizem que a santa Imperatriz Helena (21 de maio) constrói uma igreja em homenagem à Apresentação da Santíssima Theotokos ao Templo.
São Gregório de Nissa, no século IV, também menciona esta Festa. No século VIII, os santos Germano e Tarásio, Patriarcas de Constantinopla, proferiram sermões na Festa da Apresentação.
A Festa da Apresentação da Santíssima Mãe de Deus ao Templo prenuncia a bênção de Deus para com a raça humana, a pregação da salvação, a promessa da segunda vinda de Cristo.
Ícone da Festa
O ícone da festa conta a história da entrada de Maria no Templo. O Sumo Sacerdote, Zacarias, está com suas vestes sacerdotais, de pé na escadaria do Templo. Seus braços estão estendidos, pronto para saudar e receber a Virgem. Maria é mostrada como uma criança pequena, em pé diante de Zacarias, com os braços estendidos em sua direção.
Em alguns ícones, as jovens donzelas que a acompanhavam são retratadas em pé atrás d´Ela. Também vemos Seus pais, Joaquim e Ana, oferecendo seu filho a Deus e ao Seu serviço divino.
Na parte superior central do ícone, a Virgem está sentada nos degraus do Santo dos Santos. Um anjo está lá, cuidando d´Aquela que Deus escolheu para trazer o Salvador ao mundo.
Celebração Cristã Ortodoxa da Festa da Apresentação de Mãe de Deus no Templo
A Festa da Apresentação da Theotokos é celebrada com a Divina Liturgia de São João Crisóstomo, que é realizada na manhã da Festa e precedida por um serviço de Matinas. Uma Grande Véspera é realizada na noite anterior ao dia da Festa.
As leituras bíblicas para a Festa são as seguintes:
a) em Vésperas: Êxodo 40:1-5, 9-10, 16, 34-35; 1 Reis 7:51, 8:1, 3-4, 6-7, 9-11; Ezequiel 43:27-44:4
b) em Matinas: Lucas 1:39-49, 56
c) na Divina Liturgia: Hebreus 9:1-7; Lucas 10:38-42; 11:27-28.