“AMBRÓSIO, BISPO!”


No dia 20 de dezembro, segundo o novo calendário, a Santa Igreja celebra a memória de Santo Ambrósio de Milão, teólogo, hinógrafo, pregador e figura ativa da Igreja no século IV.

O futuro santo nasceu por volta de 339, numa família nobre da cidade de Augusta Treverorum (atual Trier, na Alemanha). Após a morte do patriarca, sua mãe mudou-se para a capital do Império Romano. Como representante da nobreza romana, o jovem recebeu uma educação clássica, estudando filosofia, poesia, retórica, gramática e direito. Tornou-se advogado, mas não permaneceu nessa profissão por muito tempo. Jovem inteligente e bem-educado, foi nomeado governador de Milão aos trinta e dois anos.

Dois anos depois, uma acalorada disputa eclodiu em Milão entre os fiéis e os arianos hereges. Como governador, Santo Ambrósio tentou resolver a disputa e dirigiu-se à multidão. Seu discurso encontrou grande receptividade entre o povo, e alguém gritou: “Ambrósio, bispo!”. Contudo, o talentoso orador permaneceu em silêncio, pois não tinha intenção de se tornar padre ou bispo. Naquela época, ele ainda era catecúmeno, preparando-se para o Santo Batismo. Santo Ambrósio tentou recusar, insistindo que não era digno de tal posição, mas o povo continuou a gritar: “Ambrósio bispo!”. Por ordem do Imperador Valentiniano I (que reinou de 364 a 375), a quem o futuro santo não ousou contrariar, ele foi batizado e, um mês depois, tornou-se Bispo de Milão.

Em seguida, o Bispo Ambrósio distribuiu todos os seus bens, embarcando em um rigoroso caminho ascético, seguindo as palavras de Cristo no Evangelho: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-Me” (Mt 19:21). São Dimitry de Rostov escreveu em sua Vida de Santo Ambrósio: “Santo Ambrósio dedicou-se com grande esmero ao aprimoramento do clero da Igreja. Vivendo entre eles, deu-lhes o exemplo de como conciliar uma vida ascética rigorosa com os deveres de um pastor. Era um homem de grande abstinência, longas vigílias e trabalhos árduos; todos os dias mortificava a sua carne com o jejum, que interrompia apenas aos sábados, domingos e nas festas dos mártires mais venerados. Era diligente na oração dia e noite e não se furtava ao trabalho de escrever livros com as próprias mãos, a menos que fosse impedido por alguma enfermidade. Sendo rigoroso consigo mesmo, era bondoso, afetuoso e acessível a todos. Os pobres encontravam nele um protetor e um amigo. Santo Ambrósio alegrava-se com os que se alegravam e chorava com os que choravam. Se alguém, após uma queda, confessasse o seu pecado a Santo Ambrósio, o bispo chorava tanto que inspirava o penitente às lágrimas.”¹

Vale a pena mencionar também um episódio da vida de Santo Ambrósio: “Durante a estadia de Santo Ambrósio em Roma, uma mulher respeitada que morava do outro lado do rio Tibre pediu-lhe que celebrasse a Divina Liturgia em sua casa. Ao saber disso, outra mulher, que era paralítica, pediu que a levassem até lá. Enquanto o santo de Deus orava, ela tocou a orla de sua túnica, beijou-a e recuperou instantaneamente a saúde. A notícia desse milagre espalhou-se por toda Roma.”²

Antes de embarcar em uma campanha militar contra os godos, o novo imperador romano Graciano (que reinou de 367 a 383) pediu ao santo que lhe apresentasse por escrito a confissão da santa fé. E Santo Ambrósio escreveu livros sobre a fé para o imperador, conhecidos como o tratado intitulado De Fide. Este tratado é a obra dogmática central entre seus escritos, onde, além do destinatário direto, ele buscou atrair outros leitores — isto é, você e eu. Especificamente, as seguintes linhas são edificantes: “Cristo disse: Nem todo aquele que Me diz: Senhor, Senhor!, entrará no Reino dos Céus” (Mt 7:21). A fé, Augusto Imperador, deve ser profunda, como está escrito: Porque o zelo da tua casa me consumiu (Sl 68:10). Com um espírito fiel e uma mente piedosa, invoquemos o Senhor Jesus, creiamos que Ele é Deus e recebamos do Pai o que pedimos em nome de Seu Filho. O Pai quer ser invocado por meio do Filho, e o Filho deseja que nos aproximemos do Pai.”³

Santo Ambrósio foi um fervoroso opositor tanto do paganismo quanto do arianismo. Ele persuadiu o Imperador Graciano, para quem estava escrevendo um tratado, a remover a estátua de uma deusa pagã do edifício do Senado. Em memória da vitória sobre o arianismo, compôs o hino “Te Deum Laudamus”, que ainda hoje é cantado nas igrejas no Domingo do Triunfo da Ortodoxia.

O sermão de Santo Ambrósio teve um profundo efeito sobre seus contemporâneos. Assim, sob sua influência, Bem-Aventurado Agostinho de Hipona e uma rainha da Pérsia se converteram ao Cristianismo. O santo tornou-se um dos maiores pregadores e mestres de sua época. Ele escreveu numerosas obras teológicas sobre a interpretação das Sagradas Escrituras e dogmas. Suas instruções sobre o jejum durante o período do Jejum da Natividade não são menos importantes: “Quanto às palavras: Eu firo e eu curo (Deuteronômio 32:39) — o Senhor verdadeiramente fere os pecadores com Seus mandamentos para curá-los, os castiga com os mandamentos para corrigi-los, prescreve jejuns, mostra o caminho da abstinência, nos ameaça com o julgamento e para afastar de nós o grave temor do inferno. Ele nos oferece a cura, para que, aterrorizados com o futuro, possamos corrigir o nosso presente… O jejum frequente faz parte das perfeições de Deus em nós; pois o próprio Deus sempre jejua.”

Ele falava sobre dar esmolas, prática à qual somos especialmente chamados durante os jejuns: “Não há dúvida de que dar esmolas aos pobres pode reduzir o pecado, mas somente quando isso se combina com fé e amor. Pois de que serve a riqueza sem amor?”

Ele ensinava poeticamente sobre a paciência: “O próprio céu nem sempre brilha com estrelas cintilantes, com as quais se adorna como diamantes; nem sempre resplandece com o nascer da luz e se torna vermelho intenso com os raios do sol, mas às vezes esse esplendor é coberto por nuvens… Ele nos ensina a ter paciência em nossas próprias mudanças.”

São Dimitry de Rostov escreveu: “Santo Ambrósio era um homem de grande diligência, cheio de vigor espiritual… Permanecia em oração incessante dia e noite; trabalhava diligentemente… Era cheio de cuidado e solicitude por todas as igrejas da diocese e se empenhou tanto em cumprir os deveres que Deus lhe confiou que, após sua morte, cinco bispos mal conseguiam dar conta de toda a obra. Seu cuidado com os pobres, os aleijados e os cativos também é indescritível; gastou seus últimos centavos com eles.”

O Bispo de Milão previu sua morte. Tendo recebido a Comunhão dos Santos Mistérios de Cristo, partiu em paz para o Senhor no primeiro dia da Páscoa de 397.

Pelo exemplo da vida de Santo Ambrósio, convencemo-nos de que Deus tem um plano especial para cada um de nós, que por vezes difere dos nossos próprios planos. E quando nos submetemos humildemente e sem temor à Divina Providência, o Criador concede-nos um bem ainda maior do que jamais poderíamos imaginar, encorajando-nos: Não tenhais medo; crede somente (Mc 5,36). Este santo de Deus defendeu destemidamente a verdadeira fé na luta contra os arianos e foi glorificado pela Igreja.

_____

1 Vidas dos Santos em doze volumes, São Dimitry de Rostov (Moscou: Kovcheg, 2010).

2 Ibid.

3 Obras Completas: em Latim e Russo / Santo Ambrósio de Milão; Universidade Ortodoxa de Humanidades São Tikhon (STOU). Moscou: Editora da STOU, 2012.

Alexandra Kalinovskaya
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

2 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes