São Serafim de Sarov ensinou a todos a seguinte regra de oração:
“Que todo cristão, ao despertar, fique diante dos ícones sagrados e recite o Pai Nosso três vezes, em honra da Santíssima Trindade, depois, o Cântico à Theotokos “Rejubila, ó Virgem Mãe de Deus…” três vezes também; e, finalmente, o Símbolo da Nossa Fé uma vez. Após cumprir esta regra, que cada um se dedique às tarefas para as quais foi designado ou chamado.”
“Enquanto estiver trabalhando em casa ou viajando, recite em silêncio: SENHOR JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS, TEM PIEDADE DE MIM, PECADOR. Se houver outras pessoas por perto enquanto ele estiver trabalhando, que repita silenciosamente “Senhor, tem piedade” até a hora do jantar.
“Após o jantar, ao concluir suas tarefas, recite em silêncio: SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS, SALVA-ME. E deixe-o repetir isso até adormecer.
“Ao deitar-se, que todo cristão leia novamente a regra acima mencionada. Depois, que durma, tendo-se protegido com o sinal da Cruz.”
O Padre Serafim disse: “Guardando esta regra, é possível alcançar a perfeição cristã, pois as três orações indicadas são o fundamento do cristianismo. A primeira, como a oração que nos foi dada pelo próprio Cristo, é o modelo para todas as orações. A segunda foi trazida do Céu pelo Arcanjo para saudar a Virgem Maria, a Mãe de nosso Senhor. O Símbolo [de nossa fé] contém, em resumo, todos os dogmas salvíficos da fé cristã.”
Àqueles que, por qualquer motivo, não conseguiam cumprir esta pequena regra, o Venerável São Serafim recomendava lê-la em qualquer circunstância: durante as aulas, enquanto caminhavam e até mesmo na cama. Ele baseava este conselho nas palavras das Escrituras: “todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo…”.
ORAÇÃO DO SENHOR
Pai nosso, que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino; seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.
CÂNTICO À MÃE DE DEUS
Rejubila ó Virgem, Mãe de Deus! Ó Maria Cheia de Graça, pois o Senhor é con´Tigo. Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do Teu ventre, pois deste à luz o Salvador de nossas almas.
SÍMBOLO DE FÉ
Creio em um só Deus, Pai Onipotente, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado não criado, consubstancial ao Pai, por Quem tudo foi feito; Que por nós homens e para nossa salvação desceu dos Céus, Se encarnou do Espírito Santo e de Maria Virgem e Se fez Homem; E Que por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; E ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e ascendeu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai; E Que novamente virá com glória, para julgar os vivos e os mortos, e o Seu Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor Vivificante, Que procede do Pai, e Que com o Pai e o Filho juntamente é adorado e glorificado, e Que falou pelos Profetas. E na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só Batismo para a remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos. E a vida do século futuro. Amém.








