A IGREJA COMO CENTRO TERAPÊUTICO: CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA DO HOMEM

O ensinamento néptico da Igreja, que se refere ao mundo interior, está fortemente relacionado ao ensinamento social. Poder-se-ia supor que a vida ascética da Igreja não tem contato com a realidade. Na verdade, o oposto é verdadeiro. Somente fazendo essa análise da Queda somos capazes de resolver os problemas que surgem em nossa vida. Já vimos algumas das consequências. Agora, vamos nos voltar para as consequências dramáticas do afastamento do homem de Deus, que mostram que a Teologia Ortodoxa é uma ação radical e moderna.

A perda da Graça divina, que constitui a verdadeira doença do homem, trouxe consigo a morte espiritual e a morte corporal. A morte espiritual é o afastamento do homem de Deus, e a morte corporal é a separação da alma do corpo. Deus não criou o homem para morrer, mas a morte corporal veio como resultado da Queda.

A primeira consequência da queda foi o obscurecimento do nous (mente). São Gregório Palamas diz: “Se o nous se afasta de Deus, torna-se bestial ou demoníaco”. Quando o nous do homem se afasta de Deus e se obscurece, é inevitável que todas as energias internas da alma e do corpo se distorçam. Depois que o nous perde seu movimento segundo a natureza, que é o movimento em direção a Deus, ele deseja coisas alheias e sua ganância não pode ser saciada. Ele se entrega aos prazeres carnais e não conhece limites para esses prazeres. Enquanto se desonra com seus atos, insiste em ser honrado por todos. Ele quer que todos o bajulem, concordem com ele, cooperem com ele, e quando isso não lhe é oferecido, enche-se de ira. Sua raiva e sua fúria contra seus semelhantes são como uma serpente. Então o homem, criado à imagem e semelhança de Deus, transforma-se em assassino e torna-se a semelhança do demônio assassino. O afastamento da mente de Deus torna o homem bestial ou demoníaco; ele se torna uma besta ou um demônio. Portanto, com o obscurecimento da mente, as paixões se descontrolam.

Uma segunda consequência da Queda é que a alma e o homem como um todo se movem contrariamente à natureza. Os Santos Padres ensinam que existem três movimentos da mente: segundo a natureza, acima da natureza e contrário à natureza. O movimento da mente contrário à natureza ocorre quando o homem não vê a Providência de Deus e Sua justiça no que acontece em sua vida, mas acredita que os outros são injustos com ele e se revolta contra eles. O movimento da mente segundo a natureza se manifesta quando o homem considera a si mesmo e aos seus maus pensamentos como responsáveis ​​por todas as suas dificuldades. E o movimento das faculdades da alma acima da natureza ocorre quando a mente se volta para Deus, encontra os frutos do Espírito Santo e contempla a glória de Deus. Nessa fase, o nous torna-se amorfo e informe; ou seja, liberta-se de imagens, fantasias e pensamentos demoníacos. Na doença do nous, podemos encontrar todos os resultados distorcidos e horríveis da função e do movimento contrários à natureza.

Uma terceira consequência da Queda foi o exacerbamento da imaginação. Segundo o ensinamento dos Santos Padres, a imaginação, isto é, as imagens e representações, é um resultado da Queda. Deus e os anjos não têm imaginação. Os demônios e os homens caídos têm uma imaginação doentia. Os Padres dizem que a imaginação é a escama do nous que cobre a parte noética do nous; ela é a ponte entre o homem e os demônios. Um homem saudável tem imaginação, mas não fantasias. Para dar um exemplo, podemos dizer que, para uma pessoa divinizada, a imaginação é como uma televisão desligada. O aparelho está lá, mas as imagens não. Nesse sentido, dizemos que os santos não têm imaginação.

Este é um ponto muito importante, porque enquanto o homem estiver doente, ele será possuído por muitas imagens produzidas pela parte imaginativa da alma. Os chamados “problemas psicológicos” são, quase todos eles, resultado da suspeita, do pensamento lógico, todos cultivados no clima favorável da imaginação. Hoje, observa-se que quanto mais doente psicologicamente alguém está, mais sua imaginação se torna excitada.

Uma quarta consequência da Queda do homem é o adoecimento do seu mundo emocional. Uma pessoa espiritualmente saudável encontra equilíbrio em todas as suas atividades; ela não é simplesmente movida psicológica e emocionalmente pelos diversos acontecimentos da sua vida, mas possui verdadeira comunhão com Deus. Portanto, ela não se comove emocionalmente com a natureza e sua beleza, mas a contempla espiritualmente, porque vê nela a energia de Deus. A alegria psicológica do inexperiente, que não é isenta de imaginação, é diferente da alegria espiritual, que é produto do Espírito Santo. No homem doente, a emoção se mistura com as paixões da autogratificação.

Na Igreja, através da nossa luta e, sobretudo, ao recebermos a Graça de Deus, transformamos todas as emoções e todas as situações de doença. Isso se alcança pelo arrependimento. Então, todos os eventos psicológicos se tornam estados espirituais. As manifestações de uma pessoa psicologicamente doente não são observadas no homem arrependido.

Portanto, a doença da alma, que se manifesta principalmente no nous (intelectualidade) do homem, tem consequências tremendas para todo o organismo. Um homem doente torna-se passional, egocêntrico e indulgente consigo mesmo, e isso tem repercussões para toda a sociedade. Na Igreja Ortodoxa, dizemos que é possível que alguém seja fisicamente saudável e psicologicamente equilibrado devido à sua inteligência e à sua forte razão, não necessitando de um psiquiatra, e ainda assim, estar doente se não tiver a Graça de Deus. O obscurecimento do nous é a maior doença do homem.


Metropolita Hierotheos (Vlachos) de Nafpaktos
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

6 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes