A IGREJA COMO CENTRO TERAPÊUTICO: ALMA & CORPO

Primeiramente, gostaria de esclarecer que, ao discutirmos a doença da alma, não nos referimos a desequilíbrios psicológicos, conforme entendidos pela psicoterapia humanista, ou a doenças originadas de distúrbios nervosos e, em geral, causas físicas. A psicologia humanista aborda a alma fora da perspectiva ortodoxa. Portanto, é necessário discutir o que exatamente é a alma do homem e em que consiste sua doença.

O homem é um ser psicossomático, ou seja, é composto de alma e corpo. A alma não é o homem por completo, mas apenas a alma do homem; o corpo não é o homem por completo, mas apenas o corpo do homem. Portanto, o homem é ambos, composto de alma e corpo.

A doença espiritual da alma tem repercussões no corpo, como podemos ver no caso do pecado de Adão. A corrupção e a mortalidade foram consequências do pecado do homem e da perda da Graça de Deus. Por outro lado, a vinda da Graça de Deus ao coração do homem transforma também o corpo. Vemos isso na Transfiguração de Cristo, quando Seu rosto brilhou como o sol. Vemos isso em Moisés, cujo rosto resplandecia, assim como no Arquidiácono Estêvão, cujo rosto parecia o de um anjo.

A vida ortodoxa visa à deificação do homem por completo, alma e corpo. Por essa razão, o hesicasmo, a teologia néptica [6], visa à progressão simultânea da alma e do corpo rumo à deificação. A oração noética [7] e o trabalho ascético não podem ser interpretados de maneira ortodoxa se não forem vistos através da deificação do corpo humano.

Segundo os Santos Padres, o homem é formado à imagem de Deus. Isso significa que ele não orienta sua vida para si mesmo, mas para Deus. O Verbo de Deus é a imagem do Pai, e o homem é a imagem do Verbo. Assim, o homem é um ser-imagem, uma imagem de uma Imagem.

Assim como Deus é Trino, a alma do homem é trina, isto é, possui nous (intelectualidade), inteligência e espírito. O nous é o núcleo da existência do homem, a inteligência expressa e formula as experiências do nous, e o espírito é o amor noético do homem; com o poder e a energia do Espírito, o homem é impelido a Deus.

A alma é única e possui muitas faculdades e energias. Os Padres, além da divisão tripartida da alma que mencionamos, também aceitaram uma divisão estabelecida pelos filósofos: a de intelectual, apetitiva e incensiva. A primeira divisão refere-se à ontologia da alma e à sua representação pictórica, a segunda às paixões. Algumas paixões estão ligadas à parte intelectual (orgulho, ateísmo, heresia), outras à parte apetitiva (autogratificação, avareza) e outras à parte incitante (ira, raiva, rancor, etc.).

__________________

6. Nepsis é a rejeição de tudo que impede a ascensão da mente em direção a Deus.

7. A oração noética é a oração para iluminar o nous.

Metropolita Hierotheos (Vlachos) de Nafpaktos
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

6 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes