A IGREJA COMO CENTRO TERAPÊUTICO: A PRINCIPAL TAREFA DA IGREJA É CURAR

O objetivo da Igreja é conduzir o homem a Deus, após curá-lo. A queda do homem do Paraíso, a verdadeira comunhão com Deus, trouxe mudanças terríveis para a antropologia e a sociologia. A encarnação de Cristo curou o homem e o conduziu à comunhão com Deus. Portanto, a principal tarefa da Igreja é curar o homem.

Este objetivo da Igreja é visto na conhecida parábola do bom samaritano. Segundo a interpretação de São João Crisóstomo, o homem que caiu nas mãos de ladrões é Adão e seus descendentes, que desceram da esfera celestial para a esfera do engano do diabo, que os feriu profundamente. O bom samaritano é Cristo, que Se encarnou para curar o homem ferido. Ele deu vida ao homem quase morto com vinho e azeite, isto é, com Seu Sangue e o Espírito Santo. Então, o levou à hospedaria, que é a Igreja, para ser curado. O hospedeiro são os Apóstolos e, depois deles, os clérigos, que têm o mandamento de curar os homens feridos pelo diabo. Assim, nesta parábola, fica claro que a Igreja é um Hospital que cura os homens que estão doentes por causa do pecado, e os bispos-sacerdotes são os terapeutas do povo de Deus.

Cristo também Se referiu à Sua obra de cura em outros lugares. Ele disse: “Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes” (Mateus 9:12). Todos os Seus ensinamentos referentes à aquisição da humildade, à consciência do pecado, ao arrependimento e assim por diante, mostram que o Filho e Verbo de Deus Se fez homem para vencer a morte, o pecado e o diabo, e para divinizar o homem. Portanto, toda a Sua obra se refere à cura do homem.

Em um de seus sermões, São Gregório, o Teólogo, apresenta a obra de Cristo como cura. Sua encarnação teve como objetivo a cura do homem. Cristo assumiu toda a natureza humana porque “o que não é assumido também não é curado”. Tudo o que Cristo fez visava à cura do homem. “Tudo isso foi para nos educar em Deus e curar nossas enfermidades”. É por isso que Cristo é frequentemente chamado de médico, terapeuta da alma e do corpo. Ele também é chamado de remédio, porque a cura ocorre pela ingestão do Corpo e do Sangue de Cristo.

Portanto, Cristo é tanto curador quanto remédio. Há diversas expressões na Liturgia que descrevem essas qualidades de Cristo. Pela graça de Cristo, os clérigos ao longo dos séculos também são curadores do povo. São Gregório escreve: “Nós, que presidimos sobre os outros, somos servos e colaboradores desta cura”. Toda obra empreendida por bispos e sacerdotes deve visar à salvação do homem, à sua deificação. É por isso que se diz, caracteristicamente, que a tarefa da Igreja é criar relíquias. Isso significa que, quando o homem é curado e alcança a deificação, seu corpo também é deificado e se torna uma relíquia, pela graça de Cristo.


Metropolita Hierotheos (Vlachos) de Nafpaktos
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

8 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes