A GRANDE BÊNÇÃO DAS ÁGUAS

O que é a Bênção das Águas e qual a diferença entre a Grande e a Pequena? A Grande em comparação com a Pequena? A Bênção das Águas pertence à categoria dos ‘ritos sacramentais’.

Chamamos de ‘sacramentais’ os serviços que recebem a Graça Divina de forma invisível, por meio de gestos e sinais perceptíveis. Tais serviços, porém, não foram instituídos por Cristo, nem são necessários para a salvação, como o são os próprios sacramentos.

Quanto ao número sete, não há menção a ele nos Padres da Igreja. Eles consideram qualquer forma de ritual realizada por celebrantes canônicos para a santificação e salvação dos fiéis como um Sacramento.

Toda ação e ritual sagrado na Igreja é um sacramento, e todo sacramento é grande, assim como o próprio mistério da Igreja, porque todo ato sacramental no organismo teantrópico da Igreja está em uma relação orgânica e vital com o mistério central da Igreja, Cristo Deus-Homem.

A Grande Bênção das Águas é o nome que damos à celebração que ocorre duas vezes por ano (5 e 6 de janeiro/ 18 e 19 de janeiro) em comemoração ao Batismo de Cristo no Rio Jordão. A Pequena Bênção das Águas geralmente é realizada nas igrejas no dia 1º de cada mês e em vários outros eventos públicos (a fundação de uma casa, a inauguração de uma loja, a inauguração de obras públicas e assim por diante). É um equívoco pensar que a bênção na Véspera da Epifania seja a Pequena Bênção e a do próprio dia seja a Grande. A celebração da Grande Bênção das Águas ocorre em ambos os dias.

Na Igreja Cristã Primitiva, a Bênção das Águas na Epifania era para o batismo dos catecúmenos, após os fiéis terem retirado uma porção como bênção. Isso fica claro no hino que cantamos no serviço de batismo e na Divina Liturgia da festa da Epifania: “Todos os que foram batizados em Cristo…”.

A celebração da Grande Bênção das Águas na Véspera da Epifania é uma inovação relativamente recente, para atender às necessidades dos fiéis. Também está ligada ao costume dos sacerdotes visitarem as casas de seus paroquianos para aspergir água benta na véspera da festa.

A santificação das águas é efetuada através da oração: “Tu és grande, Senhor…” e da bênção com a mão direita do celebrante (bispo ou sacerdote) e da oração: “Tu, pois, Rei misericordioso, sê presente agora pela descida do Teu Espírito Santo e santifique esta água”.

É também um erro acreditar que a santificação ocorre no momento em que a Preciosa Cruz é submersa na água e cantamos o hino de despedida da festa: “Quando foste batizado no Jordão, Senhor…”. A submersão da Cruz é uma adição posterior, introduzida para representar o batismo do Senhor no Jordão de forma mais vívida.

A oração de santificação na Grande Bênção (“Fazei dela fonte de incorrupção, dom de santificação, redenção dos pecados, remédio para as enfermidades, ruína para os demônios, inacessível aos poderes adversos, repleta de poder angélico, para que todos os que a beberem e a receberem a tenham para a purificação de suas almas e corpos, para a cura dos sofrimentos, para a santificação dos lares e para todo benefício apropriado”) deixa claro que, “pela ingestão e aspersão”, cremos que “somos santificados e purificados de nossos pecados”. Ela nos protege dos ataques do demônio, cura nossas doenças e nos concede saúde. Com ela, santificamos nossas casas e toda a vida animal e vegetal. É apropriada e benéfica para todas as ocasiões. Pela graça do Espírito Santo, ela age sobre todas as coisas animadas e até mesmo inanimadas, transformando-as e santificando-as. Ela purifica e santifica seus fiéis servos e toda a natureza.

Segundo a tradição popular, a água benta expulsa os espíritos malignos, os “duendes”. Isso porque é considerada o pior pesadelo deles, já que combina o poder purificador da água com o poder divino da Cruz, nela submersa.


Protopresbítero Mihaïl Efthymiou
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

5 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes