A CONDIÇÃO DA SOCIEDADE

Até quando isso vai continuar? Quando os batizados se tornarão cristãos praticantes, para que os pastores possam se dedicar à conversão dos pagãos? Que batalha terrível teremos que travar. O fogo do inferno já está no mundo. Grandes cidades estão se multiplicando por toda parte. O agricultor, como a palavra é definida em nossos dicionários, é coisa do passado. Agora é o proprietário de terras com uma mansão na cidade, um iate no mar e um trem particular que atravessa o continente. Há comparativamente poucos trabalhadores nos campos — pobres demais para sustentar suas famílias. As tranquilas casas de campo estão se tornando raras, ou melhor, preciosas? Temo que não, porque as pessoas estão perdendo rapidamente a capacidade de avaliar corretamente o valor das coisas. A maioria das cidades do mundo está superlotada. A parcela feminina da população é a mais visível. Uma estúpida obsessão por modas insalubres é a única paixão que absorve a maioria das mulheres. Não há espaço para jardins e quintais; A maioria das crianças em São Francisco é criada nas ruas. Oh, como poucas delas sentem a influência abençoada de um lar cristão! Os jovens, rapazes e moças, estão sempre “na correria”, como se costuma dizer. E esse “ir” é uma pressa nervosa e instável para “acompanhar os tempos”. E depois de toda essa pressa, nada resta além de vapor e fumaça, pois estão vazios, tão vazios quanto o mundo mutável e evanescente pode estar. Mesmo assim, inquietam-se e perguntam: “Para onde iremos e o que veremos? O que faremos? Oh! O que podemos fazer?” Se você passear pela larga avenida ou passar pela viela estreita, se visitar os salões de reuniões da cidade ou observar as fábricas, em todo lugar verá aquele mesmo olhar devorador da jovem ousada, que fita com uma espécie de movimento artificial dos olhos. E às vezes você ouve até mesmo os chamados cristãos dizerem que é uma fraqueza de caráter em quem tem os olhos baixos da modéstia, o rubor da inocência. Essas pessoas não conhecem o bom senso e o impulso sutil de uma consciência pura. Quando um jovem fuma tabaco ou mostra os dentes com um sorriso de desaprovação na presença e na conversa de pessoas mais velhas, então a sociedade está errada; há algo de errado com sua família. Diante de tudo isso, amados, o pregador da Palavra de Deus é obrigado, por um juramento solene que fez antes de receber o dom da sucessão apostólica em sua ordenação, a apresentar-vos toda a Verdade, e não apenas uma parte dela.

O número de pessoas solteiras está aumentando. E há alguns casados ​​que dizem: “Não queremos filhos, porque queremos ter o máximo de prazer possível”. Essa é uma posição falsa, pois em um casamento cristão, um único tipo de prazer não é permitido continuamente. Os cristãos se casam por amor a Deus e à Sua lei, tanto quanto por si mesmos. Mas os cristãos que permanecem solteiros renunciam ao casamento e vivem em santidade por amor a Deus e somente a Ele. Assim, vemos que o vínculo familiar é abusado, assim como o estado de solteiro. O namoro de jovens recém-saídos da escola não é aconselhável, pois muitas vezes leva à devassidão. Um namoro que se estende por longos anos também dá ocasião ao pecado e a uma espécie de transgressão contra Deus, pois o coração e o amor são roubados de Deus e entregues a um homem.

Ao longo dos longos séculos do Cristianismo, houve na Igreja membros heroicos, jovens de ambos os sexos, que pela graça de Deus mantiveram suas almas puras e intactas e dedicaram à honra de Deus o mais nobre atributo de sua vida humana, ou seja, uma pureza imaculada de alma e corpo. Tais pessoas tiveram a coragem e uma confiança tão ilimitada na ajuda de Deus que, embora vivendo no mundo e em seus perigos, embora ameaçadas pelos desejos de suas próprias paixões e pelas tentações do demônio, conseguiram bravamente preservar esse tesouro, mesmo em um frágil vaso de barro, carregá-lo ileso pela longa jornada da vida aqui na Terra e, finalmente, apresentá-lo ao seu Senhor.

Heróis e heroínas cristãos, vós que imitastes ou ainda imitais o sublime exemplo da Santíssima Virgem, a Igreja admira vosso espírito de sacrifício, assim como o dos santos mártires, que em poucas horas terminaram sua luta e provaram sua fidelidade a Deus e à sua fé; porque vós tendes que combater, sofrer e sacrificar toda a vossa vida. Com alegria e veneração os anjos vos contemplam, pois sois semelhantes a eles. Com afeto maternal e com grande poder, a Virgem Maria, quando orais fervorosamente, lança sobre vós Seu omóforion protetor, pois sois Seus discípulos e imitadores. Com a doçura do amor divino, o Noivo celestial preencherá seu coração e mais do que o suficiente compensará o amor fugaz, transitório e mundano que você depositou a Seus pés. O Juiz eterno o encontrará à espera, como as virgens prudentes e sábias que, ao longo da vida, carregam em suas mãos a pura oferenda de amor e a luz ardente do bom exemplo. Portanto, sê fiel até o fim, Ele o convidará para o banquete nupcial eterno no céu. Amém.


São Sebastian (Dabovich)
tradução de monja Rebeca (Pereira)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

Picture of Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia

Aurora Ortodoxia é um labor online missionário de cristãos ortodoxos brasileiros de distintas jurisdições canônicas, dedicado ao aprofundamento e iluminação daqueles que se interessam em conhecer a Fé Ortodoxa por meio da experiëncia da Santa Tradição.

7 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes